quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Artigo do Frei Rovílio Costa

Nossa Senhora da Uva? Brincadeira? Quem inventou isto? Lendo o livro do Floriano, vê-se que Deus inventou a Nossa Senhora da Uva. Ele a escolheu como o cacho de uvas mais bonito da sua futura vinha. “...Da flor da cepa saem cachos de uvas maduras” (Gn 40, 10). Quando dizemos que Deus criou o mundo para o homem, não afirmamos um fato passado, mas a continuidade de um começo, porque Deus encarregou o homem de aperfeiçoar a natureza e garantir às gerações humanas sua imagem e semelhança.


Se a criação é uma continuação, o Ato Criador do Pai, o Ato Salvador do Filho e o Ato Santificador do Espírito Santo continuam se realizando no mundo a cada fração de segundo. São Luís Maria Grignion de Montfort ensina que oferecendo nossos atos livres como se foram os de Maria, eles adquirem a dimensão do Mistério da Encarnação.



Maria que acompanhou o crescimento de Jesus em “estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52), nos acompanha no mesmo rumo à casa do Pai. Ela ensaiou os passos de Jesus, encantou-se com seus sorrisos, saciou-o com seu leite, empolgou-o ao encontros de flores, à cata de borboletas e beija-flores em seu jardim..., deliciou seu paladar com maçãs, frutinhas silvestres e uvas maduras, como relatam Evangelhos Apócrifos.



Com Nossa Senhora da Uva, nós subimos um degrau, mas Deus desceu toda a escada ao nosso encontro, para ser, por Maria, em Cristo, o Deus conosco, partilhando os cachos de uvas de suas predileções com cada um de nós, feitos à sua imagem e semelhança.



Nós também, como Cristo, temos direito às predileções de Maria, coração materno de Deus, que nos prodigaliza, amor, afeto, o leite e os alimentos adequados ao gosto de cada um.



Para que seu Filho tivesse corpo humano, Deus Pai escolheu Maria e lhe confiou o universo do qual Jesus é o “Princípio e o Fim” (Ap 21, 6). Maria, então, é a mãe de tudo e de todos. Dela são os mares, os astros, as terras, as águas, bem como as avelãs, as tâmaras, as castanhas, as maçãs..., as uvas e todos os frutos ao gosto de seu Primogênito e de todos nós, seus filhos ao longo dos séculos. Jesus é o princípio e o fim de tudo, e Maria é o princípio e o fim do amor!



Nossa Senhora da Uva, nas Bodas de Caná (Jo 2), se revela Nossa Senhora do Vinho também. Como falar em vinho, sem falar em pão? Como falar em comida, sem falar em bebida? Maria, como mãe, prepara a seus filhos a mesa do pão e do vinho, da comida e da bebida, do Corpo e do Sangue de seu Filho, o alimento que nutre para a vida eterna.



Em Nossa Senhora da Uva e do Vinho, primeiro somos crianças com Jesus Criança, partilhando com Ela um cacho de uvas; depois somos adultos com Cristo nas Bodas de Caná, que nos serve o melhor vinho, o único que ilumina e revigora a Família dos Filhos de Deus.



Sejamos crianças, no colo de Maria, saboreando os grãos de uva que Ela nos põe na boca e, depois de saciados, tomemos um grãozinho também e coloquemo-lo na boca de Maria! Nossa Senhora da Uva – Rogai por nós!



Frei Rovílio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário