quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ARTIGO DE OSVALDIR CASTRO

Osvaldir Castro

Participa de Confrarias, compartilhando com amigos informações enofílicas. É colaborador do Jornal Bom Dia, onde escreve,semanalmente, sobre o mundo do vinho. Como bom enófilo, diante de decisões toma o vinho. Saude!



Publicado em: 05/06/2009

Nossa Senhora da Uva

O Distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, na serra gaucha, é uma pequena e bucólica localidade, como tantas outras do interior do Rio Grande do Sul. Desde a sua colonização, pelos italianos, tem uma atividade intensa voltada para a produção de uvas e vinhos. São mais de 300 famílias produtoras e dezenas de vinícolas. O que a diferencia das demais é o fato de suas ruas serem designadas com nomes de uvas. Assim, a principal, é a Avenida Uva Itália, que se mistura com Rua Uva Isabel, Rua Uva Perlona, Rua Uva Moscato...A praça principal, defronte a Igreja Matriz, se chama Praça Regional da Uva. Nela são encontrados vários caramanchões formados por parreiras, sendo que cada um recebe o nome de uma cidade da região, que também produz uvas.



É nessa praça que em 2001, por ocasião da festa da uva, foi inaugurado um monumento do Terceiro Milênio, em forma de pirâmide com destaque a uma reprodução de um quadro de Nossa Senhora da Uva. Esse quadro foi comprado em Paris, em 1964, pelo Padre José Casanova que o deu de presente, em 1997, ao Padre Homero Rui Rossi. É uma reprodução do quadro francês do pintor Pierre Mignard. O quadro ficou guardado na Casa Canônica até ser levado para a praça.



Nossa Senhora da Uva era muito venerada na França, motivo pelo qual o pintor a retratou. No quadro, Nossa Senhora se apresenta sentada com o menino Jesus no colo oferecendo um cacho de uva. Diz a lenda que a Virgem Maria, por saber que o menino Jesus apreciava muito a fruta, sempre o presenteava com um cacho. Os produtores de uva pediam a sua intermediação junto a Jesus para que a safra fosse boa e que resultasse em bons vinhos.



O artista plástico Jovino Nolasco, de Bento Gonçalves, inspirado no quadro de Mignard, modelou uma imagem em argila e a envelheceu com técnicas especiais com detalhes em ouro papel importado da Austria. A imagem se encontra no interior da Matriz de Otávio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário