sábado, 14 de novembro de 2009

Mais informações encontradas na rede:


A imagem de uma virgem protetora fazia parte do imaginário dos navegadores portugueses. A virgem aparece quase sempre com o menino, sendo muitas vezes associado a um fruto quando expressava ideias mais elaboradas que a simples proteção. No monumento emblemático de Lisboa e dos descobrimentos - a Torre de Belém, a virgem virada para o Rio Tejo segura numa mão um cacho de uvas. A simbólica dos cachos está relacionada com a "Vinha do Senhor" e a Eucaristia.
Ao longo dos séculos tem sido designada com vários nomes: Nossa Senhora do Bom Sucesso, Nª. Srª. dos Navegantes, Nª. Srª. de Belém, Nª. Srª. da Graça,Nª. Sª. do Restelo, etc. A videira era o símbolo da abundância e da vida. Está associada ao reino dos Céus, onde Cristo entrou depois da Ressurreição, que ocorreu no início da primavera, na época em que brotam as uvas, após o descanso do inverno.

As uvas evocam o sangue derramado para a salvação do mundo, ligando Cristo à mãe ( virgem ) que o gerou. A videira é um dos simbolos do povo de Israel.
Na posição em que se encontra na Torre de Belém, pretendia dizer aos navegadores que os seus sacrificios (as suas acções ) faziam parte de um plano divino para a salvação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário